SVST– Síndrome do Vendedor Sem Tempo Você sofre dessa síndrome?

O grande mestre Peter Drucker dizia que se o tempo não for gerenciado nada mais pode ser. Nós seres humanos, criamos novas perspectivas a cada ano que se inicia, somos tomados pela euforia do recomeçar, novos sonhos, projetos e uma nova oport
unidade surge de forma proposital, exatamente para que o ser racional se desperte para o novo e compreenda esse ciclo diário de 24 horas que passam num piscar de olhos, independente da nossa ação, ele simplesmente passa.

O mais curioso, é que conscientes disso, temos imensa dificuldade em extrair ao máximo esse bem tão raro e escasso nos dias atuais. Ter claro que somos donos do nosso tempo e que é necessário lutar muitas vezes contra nós mesmos para otimizá-lo é sem dúvida o caminho mais próximo do sucesso, seja ele afetivo, profissional ou social.

Especialistas afirmam que no meio empresarial a concorrência já não é somente com aquela empresa que fornece um produto ou serviço semelhante e sim tudo aquilo que rouba a atenção que deveria ser destinado a algo que proporcione felicidade, que seja produtivo, melhore os resultados e efetivamente aproxime a organização dos seus sonhos e objetivos.

Independente do segmento, uma das etapas mais importantes do desempenho de uma empresa está relacionada ao processo de venda e nesse quesito, não poderia ser diferente. O gerenciamento do tempo é um item fundamental para o sucesso de qualquer vendedor! Saber qual cliente visitar primeiro, como agendar uma visita e como não perder tempo com pequenas ações são itens primordiais que viabilizam a otimização do tempo e a manutenção do foco em vendas.

Sente a necessidade de ampliar as vendas e não consegue adequar uma rotina diária? Sente que o tempo não é suficiente para atender todos os potenciais clientes? Você está no lugar no certo!  Conheça um pouco mais dos 6 pilares da gestão do tempo em vendas  e amplie suas possibilidades.

 

  • Prioridades

Convido você
vendedor a lembrar de algum colega de trabalho que é referência para você. Aquele profissional que sempre ultrapassa as metas, recebe premiações ao final do período, gratificações em viagens com a família, aquele que você acompanhou o processo de evolução dentro da empresa. Lembrou-se de alguém? Acredite…. ele tem as mesmas 24 horas que você! Certa vez, Matheus Jacob escreveu algo interessante que dizia: “Não falta tempo, falta prioridade”. Essencialmente a prioridade de um vendedor no seu ambiente de trabalho é vender, no entanto, é muito comum encontrar vendedores “matando o tempo” nas empresas, lanchonetes, reuniões sem propósito, seja por falta de compreensão do quão isso prejudica os resultados seja por acreditar que a meta está cumprida e dispensar energia já não é mais necessário. Nesse aspecto, os fins justificam os meios e caso você vendedor queira alcançar um resultado diferente nas suas vendas mensais, comece a priorizar pelo menos as 8 horas comerciais ( embora a essência do vendedor evidência uma disponibilidade de 24 hs / dia) para a atividade da venda e pare hoje de dispensar tempo para aquilo que te distancia do seu objetivo.

 

  • Metas

Tenha claro o que você vendedor espera dos próximos meses e estabeleça metas pessoais para alcançar aquilo que você pode e acredita. Assim como em Alice no país das maravilhas, se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. A rotina precisa de um direcionamento específico, uma razão de ser e principalmente um respaldo forte o suficiente para sustentar e sobrepor aos desafios do dia a dia. Não definir metas pode resultar no fracasso do indivíduo em vários aspectos de sua vida. Portanto, independente do que a empresa estabeleça, tenha uma meta pessoal entenda que é preciso se superar dia após dia, a competitividade mercadológica exige isso de nós, então, mão na massa! Arregace as mangas e desafie-se a fazer mais e melhor. O resultado? Você não perde por esperar.

 

  • Planejamento

“Amanhã é um novo dia…” é uma expressão muito utilizada em ambientes corporativos. Retrata a ideia de uma nova oportunidade para realizar algo que ate aquele momento não deu certo ou não foi finalizado, nesse sentido, um questionamento interessante seria:  o que vou fazer com essa nova oportunidade? É fundamental que antes de iniciar a semana você tenha claro o que precisa ser feito nos próximos 3 dias, respeitando sempre as  premissas:  O que? Quando? Por que? Ter claro esses questionamentos no momento de fechar o seu planejamento contribuiu para que você não perca o foco do seu propósito de vendas, outro ponto interessante é deixar um intervalo entre as tarefas para eventuais imprevistos.

 

 

 

  • Avaliação e Monitoramento

Faça uma avaliação diária do seu desempenho paralelo ao planejamento previamente estabelecido, afinal, um bom vendedor trabalha com uma agenda bem estruturada e objetiva. Monitore o cumprimento das metas  e diante a sua análise potencialize ou quem sabe faça alterações na estratégia de venda para que ao final do período não tenha uma surpresa desagradável. Agindo assim você poupa tempo, evita retrabalho, além de viabilizar oportunidades de manutenção e melhoria.

 

  • Mantenha o Foco

Respeite o seu tempo e o do cliente. Enquanto estiver com ele faça o seu trabalho, resolva as demandas sem delongas, demonstre que você é um vendedor organizado e que cumpre os compromissos agendados. Seja pontual e objetivo. Aprenda a ouvir e registre todas as informações do cliente para ganhar tempo em um futuro retorno. Você precisa otimizar seu tempo e o seu cliente também. Cumpra sua programação e faça valer todo o período dedicado ao planejamento.

 

  • Continuidade

Pode ser que nas primeiras semanas, você encontre dificuldades no planejamento ou mesmo em manter o que foi estabelecido, mas fique tranquilo, isso é muito normal. O que não pode acontecer é desistir nas primeiras tentativas. Agir com resiliência nessa etapa é fundamental para a continuidade de uma rotina produtiva e de resultado.

 

Entenda que a questão então não é o tempo, mas o grau de importância que você dá ao que se propõe a fazer.

A força do querer só depende de você! Concentre sua energia para a realização dos seus propósitos e faça as vendas acontecerem!